Certificado de Vistoria Anual

CVA-00264/26

Valido até: 20-08-2027

A DIRETORIA GERAL DE DIVERSÕES PÚBLICAS, consoante o disposto no Decreto nº 16.695, de 12 de julho de 1991 e atendendo a solicitação contida no processo nº E27/43178/11070/2026 de 10/07/2026, RESOLVE:

Emitir o CERTIFICADO DE VISTORIA ANUAL para  CENTRO CULTURAL SOLAR DE BOTAFOGO LTDA, estabelecido na RUA GENERAL POLIDORO, 178 E 180, RUA PAULO BARRETO, 110, LOJA A., BOTAFOGO, RJ.

 

Este documento se refere às medidas de Segurança Contra Incêndio e Pânico, com base no projeto aprovado anteriormente, na declaração do representante legal, na declaração do responsável técnico e nos documentos de responsabilidade técnica apresentados, atendendo ao CoSCIP - Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico e Notas Técnicas.

 

 A lotação máxima fica estabelecida em 152 (cento e cinquenta e duas) pessoas.

 

OBSERVAÇÕES:

 

01- Foram apresentados os seguintes documentos: Laudo de Exigências nº P-03870/13 (1º GBM - Humaitá) e Certificado de Aprovação nº CA-05866/13 (1º GBM - Humaitá).

02- O responsável pelo estabelecimento deverá observar o fiel cumprimento ao Dec. Lei nº 112/69, à Lei nº 126/77 (Lei do Silêncio), bem como à Legislação Municipal concernente à Proteção Contra Ruídos.

03- Os responsáveis pelo estabelecimento, além de observar o que dispõe o Decreto nº 42, de 17 de dezembro de 2018 e as Notas Técnicas, deverão providenciar avisos orientadores citando os dispositivos existentes no estabelecimento para prevenção e combate a incêndio, bem como orientar ao público sobre os meios de saída e o modo de proceder diante de imprevistos conforme a Lei 1535/89.

04- Manter, pessoa idônea que represente os responsáveis, para assegurar permanentemente as condições de receptividade no estabelecimento, de forma a permitir que os trabalhos dos fiscais ocorram normalmente durante o funcionamento.

05- É proibida a queima de qualquer tipo de fogos de artifícios, artefatos pirotécnicos ou qualquer apresentação com produção de chamas, sem a devida emissão de Autorização emitida pela DDP/CBMERJ.

06- Todas as saídas devem estar sinalizadas, desimpedidas e com as aberturas voltadas para o sentido do escape dos frequentadores e possuir placa informativa de lotação conforme previsto na NT 2-05 - Sinalização de segurança contra incêndio e pânico.

07- Encontra-se anexa ao processo que deu origem ao presente Certificado de Vistoria Anual:

a) ART nº 2020260062058, Atividade Técnica de Execução de Manutenção de Equipamento e Execução de Instalação. “Ignifugação em todos os tecidos em atendimento a norma que a empresa atende as especificações de controle de materiais e acabamento e revestimento conforme Norma Técnica do CBMERJ NT 2-20 e Decreto n 42/2018. Fornecimento e instalação da sinalização e iluminação de emergência. Plano de Emergência projeto contra incêndio e pânico“, assinada pelo Eng. Felipe de Santana Amaral, CREA/RJ nº 2022100615, junto à declaração do respectivo Responsável Técnico, atestando o atendimento das medidas de segurança e dos riscos específicos;

b) Declaração de não utilização de nenhum tipo de gás, seja canalizado ou de botija, e a edificação não faz cocção de alimentos e não possui Sistema de Exaustão Mecânica assinada pela Responsável Técnico o Eng. Felipe de Santana Amaral, CREA/RJ nº 2022100615;

c) Declaração de acordo e compatibilidade com o projeto aprovado pelo CBMERJ no processo de emissão do Laudo de Exigências onde todos os dispositivos preventivos serão mantidos em perfeitas condições de uso e que a referida edificação possui 04 (quatro) saídas de emergência, sendo: uma saída no 1º andar com 02,00m; uma saída no 2º andar com 02,00m e duas saídas no térreo com 02,00m cada, totalizando 08,00m (oito metros) de largura, assinada pelo Representante Legal da edificação, o Sr. Leonardo Franco Vieira de Oliveira, CPF nº 776.598.727-53; e

d) Notas Fiscais nº 9 e nº 50 de recarga dos Extintores de Incêndio emitidas pela Empresa Alfire Instalações e Projetos Contra Incêndio Ltda, CNPJ nº 59.453.952/0001-03.

08- O presente documento será cancelado a qualquer tempo, caso haja inobservância às normas de Segurança Contra Incêndio e Pânico, bem como à legislação que trata da perturbação do trabalho e sossego alheios, ficando o infrator sujeito às penalidades previstas em lei.

09- A edificação não está autorizada para utilização de gás combustível, seja sob a forma de cilindros de GLP ou canalizado de rua, não sendo admitido abastecimento de qualquer tipo de gás combustível sem a prévia autorização do CBMERJ.

10- A edificação não está autorizada para utilização de grupo moto-gerador sem a prévia autorização do CBMERJ.

11- No caso de realização de evento em que não haja mudança temporária do leiaute aprovado pelo projeto de segurança contra incêndio e pânico, montagens de estruturas temporárias, como palcos, arquibancadas, camarotes, tendas e congêneres, bem como mudança temporária de atividade fim prevista para edificação, não será necessária a solicitação de autorização para o referido evento conforme previsto no item 5.8.2 da NT 1-01 – Procedimentos administrativos para regularização e fiscalização – Parte 1.

12- Independente da obtenção do Certificado de Vistoria Anual, o Responsável Legal pela edificação, deverá obter o Certificado de Registro de Piscina expedido pelo CBMERJ, para o uso da mesma, nos termos do Decreto N.º 4.447/81 de 14/08/1981, Lei nº 3728 de 13/12/2001 e Lei 5.837 de 11/10/2010.

13- Registra-se que, de acordo com o Laudo de Exigências nº P-03870/13 (1º GBM - Humaitá), fica estabelecida a lotação máxima dos salões destinados ao público em 101 (cento e uma) pessoas sentadas no 1º pavimento e 51 (cinquenta e uma) pessoas sentadas no 2º pavimento.


Digitado por: ALEX XAVIER MACHADO

SUBTEN BM  - RG: 24.289.


Rio de Janeiro, 20 de agosto de 2026.